O pequeno Eu, os meus pequenos Meninos e os nossos pequenos Momentos...que de tão pequenos que são se tornam grandes em tudo!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

"Anda cá que eu ajudo!"


A selecção da fotografia foi baseada na observação e análise do grupo em geral.
Na minha opinião uma boa relação entre as crianças é fundamental para um bom funcionamento do grupo em si e com os adultos que o acompanham, bem como evita a existência de muitos conflitos. No entanto é necessário estar atento a todos os pormenores e no caso de surgir um desafio onde seja necessária a ajuda de alguém para o ultrapassar, devemos sugerir à criança que peça ajuda a outra criança fazendo com que sejam mais independentes do adulto, para que se sintam úteis uns para com os outros e ainda para fomentar o sentimento de ajuda e cooperação.É pertinente referir que alguns valores, como o respeito e a cooperação, estão directamente envolvidos na interajuda entre pares e entre criança/adulto (e vice-versa), desta forma, agradecer quando se é ajudado, pedir desculpa quando se é indelicado ou solicitar a ajuda de alguém, são factores importantes para as crianças se desenvolverem  como grupo e como pessoas individuais.

Este momento refere-se a uma actividade de pintura onde a menina com a camisola cor-de-rosa claro ajuda todas as outras crianças a puxar para baixo as mangas da camisola. Ela sentiu-se tão útil que repetiu o gesto a todos aqueles que iam acabando de pintar.Podia eu perder momentos como este? Podia, mas não era a mesma coisa.

As crianças ajudam-se entre si sem quererem receber nada em troca e muitas vezes sem ninguém lhes pedir...deveríamos ser todos assim.

Sem comentários:

Enviar um comentário