O pequeno Eu, os meus pequenos Meninos e os nossos pequenos Momentos...que de tão pequenos que são se tornam grandes em tudo!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Semana da Água

Em consequência da comemoração do Dia Internacional da Água do dia 22 de Março decidimos realizar a Semana da Água do dia 22 ao dia 26 no mesmo mês.
Além de todo o trabalho pedagógico realizado em cada sala de actividades, o mais surpreendente foi a colaboração dos pais que permitiu um grande envolvimento das crianças nesta actividade, o que eu considero bastante positivo.
Durante toda a semana estiveram expostos os trabalhos realizados em família. A exposição estava de facto bastante interessante e é nestas alturas que se percebe que quando as pessoas se empenham os resultados falam por si mesmos.
As crianças das salas 3 da Creche e 1e2 do Jardim-de-Infância além de terem ido à Rádio de Esposende dizer alguns dos princípios da Carta Europeia da Água, ainda foram "à rua", no dia 22, distribuir mensagens e pulseiras sobre a água e foi uma iniciativa muito apoiada por toda a comunidade.
Na nossa sala fizemos actividades muito engraçadas, pintámos um grande papel de cenário em tons de azul onde utilizámos tintas e pincéis, posteriormente trabalhámos e decorámos vários animais aquáticos para colocarmos no nosso "mar", ouvimos histórias e cantámos músicas alusivas ao tema e ainda fizemos algumas experiências com água.
Apesar de serem crianças pequenas (1 e 2 anos de idade) foi muito gratificante poder observar o entusiasmo e empenho com que se dedicaram às actividades.


Site da Assinjepe Centro Infantil "A Gaivota", onde podem ser vistas as fotos dos trabalhos realizados pelos pais em conjunto com as crianças. Basta clicar em "Informações;  Imagens alusivas ao Dia da Água":

Carta Europeia da Água:

Jornal de Esposende, onde fazem referência à Semana da Água (página 18):
http://www.esposendetv.com.pt/?jornal&cod=5

2 comentários:

  1. Teresa

    Quando penso na quantidade de actividades que as instituições com responsabilidade educativa realizam com as crianças, logo a este nível de aprendizagem, não consigo deixar de me espantar sobre a diminuta valorização que é dada, por muitos pais e também pelo próprio estado, ao trabalho pedagógico que é feito e o quanto contribui para o desenvolvimento, nos mais novos, de características que se revelarão fundamentais, pela sua vida fora, como a curiosidade, a capacidade de observar, de criticar, de tomar a iniciativa, de opinar...
    Não consigo entender porque razão ainda, para tanta gente, o Jardim de infância é uma escolinha que tem lá umas educadoras e umas auxiliares que tomam conta das crianças.
    A propósito, recordei o título de um livro de Robert Fulghum “ Tudo o que eu devia saber aprendi no Jardim de Infância” que pode ser visto aqui: http://www.scribd.com/doc/6664708/Tudo-Que-Eu-Devia-Saber-Aprendi-No-JardimDeInfancia-Robert-Fulghum

    Beijinhos, excelente o trabalho que realizas!

    ResponderEliminar
  2. Original e muito engraçado!

    Parabéns pelo teu trabalho e pelo teu blog, muito interessante Teresa!

    As crianças são o melhor do mundo =o)

    ResponderEliminar